Páginas

Total de visualizações de página

sábado, 29 de junho de 2013

Reunião com Secretária de Educação e Pais na EMEF João Monteiro Cabral

Na sexta-feira (28) nas dependências da EMEF João Monteiro Cabral, a Secretária de Educação Terezinha Fávaro da Silveira foi chamada para uma reunião com os pais, onde pode esclarecer algumas dúvidas a respeito da mudança temporária dos alunos, professores e equipe pedagógica/administrativa para o prédio do antigo Colégio Viscaya. Ela explicou que tal medida é necessária porque a Escola do Pontal entrará em reformas e além da segurança dos alunos ser fundamental, eles não poderão ser prejudicados com perdas de aulas.
Além da Secretária, a Gestora Lucymar Rodriguez e o Vereador Thomaz Sohn fizeram uso da palavra e também puderam sanar dúvidas. Antes de encerrar a reunião, ficou decidido que a mudança deverá acontecer na próxima semana.
 













 

Festa Junina

Na festa Junina da Creche Mundo Encantado e Pré Escola Gente Feliz que aconteceu ontem (28) no Ginásio de Esportes Itapoá, não faltou animação e muita dança. As crianças deram show nas apresentações e as professoras estão de Parabéns. Os pais aplaudiram muito, e puderam se divertir com seus filhos na cama elástica, piscina de bolinhas, boca do palhaço além de saborearem alguns pratos típicos da festa. Quem participou gostou e elogiou o evento.
 

























 
 
 

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Encerramento de Projeto com apresentação teatral

A Creche Arco Íris no Pontal recebeu hoje (28), a visita do grupo de jovens JUC (Jovens Unidos em Cristo) da Comunidade Senhor Bom Jesus. O objetivo foi apresentar uma peça teatral à turma do Maternal II sob responsabilidade da professora Fernanda Peres do Rosário. O Projeto: Cuidando do meu corpo foi encerrado, e teve como produto final a apresentação de uma peça de teatro. Além das crianças, os professores e equipe pedagógica aplaudiram muito.







Perfil da Gestora da EMEF Frei Valentim

Ana Claudia iniciou na educação como administradora escolar, com formação específica em Orientação Pedagógica. Como gestora iniciou no IEEI conhecida como APAE. Na Escola Frei Valentim assumiu em 2005 e neste tempo realizou uma feira de Ciências, onde com a ajuda dos professores pode proporcionar a todos os alunos da Rede Municipal uma visita ao Museu e Aquário Marinho Itinerante. Entre as espécies estavam: golfinho, baleia, tartarugas e lobo-marinho empalhados, conservados, sob a responsabilidade das biólogas Eloisa Ribeiro e Cristina Portela.
Em outro momento com o empenho de toda a Equipe, o Projeto desenvolvido pela supervisora Preta de Souza chamado "A Folhinha" e aplicado pela professora Patrícia Pacheco, foi lançado com sucesso. Distribuído mensalmente para toda a Rede foi reconhecido como melhor projeto na área de comunicação  posteriormente premiado na Câmara de Vereadores. Nele eram divulgados os eventos da Escola além de seus projetos, lembrando que na época não havia redes sociais tão acessadas como hoje.
Na gestão da Escola Monteiro Lobato entre 2011 e 2012, realizou com o apoio da SME e da Equipe da Escola, algumas melhorias estruturais tais como: construção de um novo bebedouro, toldo e calçamento ligando a Escola para as salas de Ed. Física, sala de recurso e apoio, pinturas internas de algumas salas, pátio, investimentos em recursos audiovisuais, compra de um notebook, filmadora e um microscópio eletrônico. Deu continuidade ao projeto Festival de Talentos com a Equipe, porém sob responsabilidade do professor Marcelo Schatzmann, além de melhorarem significativamente no índice do IDEB.
Atualmente como Gestora da Escola Frei Valentim, pretende junto com sua Equipe fazer uma revitalização de alguns espaços na Escola como a Sala Ambiente e jardim atrelados a Projetos Pedagógicos. Segundo Ana Claúdia "embora seja difícil fazer Educação é por meio dela que iremos mudar um pouco a cada dia, ou de uma só vez como estamos percebendo nas manifestações."
 
BE) Quantos alunos há em sua Escola?
AC) Atualmente estamos com 432 alunos.
 
BE) Como você vê os Projetos Pedagógicos desenvolvidos em sua Escola?
AC) Os projetos referentes à sequência didática estão dando resultados conforme as notas do IDEB, em Língua Portuguesa. Atualmente possuímos o Projeto Frei Cidadão, que envolve o Pedagógico e temas transversais, atrelados ao rendimento e comportamento dos alunos.
 
BE) Qual a sua opinião a respeito da merenda escolar?
AC) A merenda está atendendo as necessidades dos alunos. Considero importante o cardápio diferenciado e as crianças receberem frutas semanalmente. Anos atrás, a merenda era realizada na própria Escola e atualmente recebemos pronta, entregue pelo Centro de Alimentação o que facilitou o funcionamento. O Centro é muito bem administrado por duas nutricionistas, porque são responsáveis pela compra, preparação e distribuição da merenda.
 
BE) O que você considera importante no trabalho do Gestor?
AC) A importância se da na tomada de decisões, na liderança, no apoio e no acompanhamento pedagógico e administrativo da Escola.
 
BE) O que você considera importante numa Escola?
AC) Professores e equipe técnica com formação (licenciatura plena) na área em que atua ou leciona. Que todos os profissionais tenham acesso à formação continuada para aperfeiçoamento e atualização do conhecimento e de métodos de ensino a fim de melhorar cada vez mais o fazer pedagógico. Disciplina e organização para um melhor desenvolvimento na dinâmica da Escola. Aprendizado efetivo dos alunos.
 
BE) Quais as metas para sua Gestão?
AC) Conforme o estudo dos resultados da Escola, estamos com foco na alfabetização do 2º ano, e com proposta de diminuição da retenção em todos os anos, atentos, especialmente nos 6ºs anos.
 
BE) Na sua opinião é difícil ser Gestora?
AC) Gosto do meu trabalho, portanto as dificuldade fazem parte de qualquer setor profissional, o que diferencia é a forma de resolução e a boa administração. O que observo como complicado, é que os pais não estão dando limites para os seus filhos, devido a falta de tempo permitindo todas as vontades e desejos. Por vezes transferem essa responsabilidade de limites para a Escola.