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quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Perfil da Gestora do EJA

Sandra Maria Dani Benck obteve Habilitação Profissional para Magistério de 10 grau da 1a a 4a série em 13 de dezembro de 1985 com título profissional de Professor de Ensino no Colégio Mater Salvatóris em Tangará / SC. Título de Licenciado Pleno em Ciências Naturais e Matemática para o Ensino Fundamental pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina no primeiro semestre do ano de 2000 e é Pós-Graduada “Lato Sensu” em Educação Especial e Práticas Inclusivas pela Faculdade IBES de Blumenau em 2007.
Chegou a Itapoá em 1994, onde assumiu na Escola Nereu Ramos as aulas de Matemática em substituição ao professor Fontana nos meses de outubro a dezembro. Em janeiro de 1995 prestou concurso no município sendo aprovada e assumindo as séries iniciais na Escola Básica, hoje Frei Valentim. Em 1996 prestou vestibular sendo aprovada para a Universidade e, em 1997 por falta de professor na área assumiu as aulas de Ciências. No ano de 2002 fez novo concurso, agora para área específica, sendo aprovada e assumindo uma cadeira de Ciências na qual encontra-se até o momento, além de ser concursada como professora de Ciências e Matemática na escola Nereu Ramos desde o ano de 2002. Está gestora da EJA – Educação de Jovens e Adultos e, todos os dias um novo desafio, o jovem de 15 anos, o jovem de 30 anos e o jovem de mais de 50 anos que buscam o aprendizado que ficou para trás, mas que também nos ensinam e acreditam que ainda é tempo de resgatar o conhecimento.
 
BE - Quantos alunos há no EJA?
SB) Neste 20 semestre de 2013 iniciamos com um total de:
10 ao 50 ano com 18 alunos
60 ao 90 ano: 121 alunos

BE - O que você acha importante no trabalho do Gestor?
SB) Os movimentos de gestão democráticos e de autonomia na unidade escolar trazem consigo novas exigências à construção das práticas pedagógicas, administrativas, financeiras e de relacionamentos nas instituições. Para tanto, o plano de ação é de extrema importância na medida em que desejamos uma escola que atenda às atuais exigências da vida social; formar cidadãos, oferecendo, ainda a possibilidade de adquirir competências e habilidades necessárias e facilitadoras para a inserção social.
O desafio é promover a melhoria da qualidade da EJA. É oferecer ao aluno a possibilidade de acreditar em sua capacidade, é perceber o brilho em seus olhos e saber que o esforço valeu.
BE - O que você considera importante no trabalho desenvolvido no EJA?
SB) O resgate da autoestima daqueles que a tempo deixaram o banco escolar para trabalhar, casar, ter filhos entre outros motivos. A clientela da EJA é constituída na sua maioria por adultos trabalhadores, desempregados e jovens que ainda não ingressaram no mercado de trabalho e pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida.
BE - Quais suas metas para sua Gestão?
SB) Garantir a execução de ações previstas de maneira que venha desenvolver no estudante suas capacidades afetivas e cognitivas para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício de sua cidadania, garantindo direitos apontando deveres. Através do profissionalismo somaremos e buscaremos novas oportunidades para efetivarmos um ensino de qualidade.
Dentre as metas propostas é possível:
1.     Oferecer condições de acesso, permanência e continuidade de escolarização do Ensino Fundamental.
2.     Proporcionar melhorias no processo ensino aprendizagem da EJA.
3.     E outros que sejam relevantes ao desenvolvimento do educando sempre em parceria com os profissionais da EJA.
BE - Na sua opinião, é difícil ser Gestor? Por quê?
SB) Quem pensa que tarefa de gestor é fácil está enganado, o trabalho não se limita a ficar sentado atrás de uma mesa, preenchendo papéis, digitando, lidando com prestadores de serviços, fazendo compras, reposição de materiais. O gestor deve ter os olhos e ouvidos abertos, percebendo o que está certo ou errado, o que não funciona em que aspectos pode melhorar em si mesmo, nos professores, nos alunos, nos objetivos da escola, na disposição do tempo, na visão que os outros fazem da instituição, nas suas próprias atitudes e habilidades. O gestor estar satisfeito com o trabalho que desenvolve, causa motivação, e trabalhar motivado é o caminho para o sucesso. O desafio faz parte do dia a dia.
BE - O que você pensa sobre a educação de Jovens e Adultos?
SB) A educação de jovens e adultos é um direito e como direito devemos proporcionar-lhes a vivência de se construírem como sujeitos e cidadãos capazes de compreender a sociedade em que vivem e compreender a si mesmos e as relações que estabelecem. É necessário oferecer a eles igualdade de oportunidades para a entrada e permanência no mercado de trabalho assim como uma  qualificação para uma educação permanente. É uma modalidade de ensino cujo objetivo é permitir que as pessoas adultas, que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade convencional, possam retomar seus estudos e recuperar o tempo perdido. A modalidade EJA requer um novo pensar a cada instante, pois o que aprendemos com eles é muito grande.
 


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