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sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Perfil da Gestora da APAE

Elenice Cordeiro é formada em Educação Física pela PUC/PR e pós
graduada em dois cursos: Psicopedagogia Clínica e Instituconal - FACINTER /Pr;  Educação Inclusiva e Esducação Especial  UFPR, além de ser socorrista  credenciada pelo SETEM/Joinville. Ingressou em agosto de 2002 na Prefeitura de Itapoá como professora de educação física, sendo chamada em 2008 para trabalhar como professora de voleibol no projeto 2º tempo assumindo em 2009 a coordenação de um dos núcleos do projeto. Em 2012 foi convidada a assumir a Gestão da Escola Euclides Emídio da Silva, onde pode desenvolver alguns projetos, dentre os quais destaca o Projeto Reciclar é Preciso envolvendo alunos e comunidade juntamente com a Orientadora Escolar Simone Machado, a qual tem muito que agradecer pelo profissionalismo não só no Projeto, mas no dia-a-dia do âmbito escolar. Segundo Elenice, “este 1ºano de Gestão foi sem dúvida um ano de muitas conquistas e aprendizados pessoais e profissionais, que me ajudaram a me tornar uma profissional mais segura, sempre tentando buscar novas práticas e novos conhecimentos”.
Atualmente como Gestora da APAE procura desenvolver um trabalho visando o bem estar do aluno, fomentando atitudes que levem a pessoa com deficiência a conquistar o seu espaço individual, expressar os seus desejos e desenvolver a sua autonomia.
BE) Quantos alunos há na APAE atualmente?
EC) 41 alunos que apresentam ADNPM (Atraso no desenvolvimento Neuropsicomotor, TID (Transtorno Invasivo do Desenvolvimento Autismo), DMM (Deficiência Mental moderada) e DM (Deficiência Múltipla) divididos em 6 turmas: estimulação essencial, serviço pedagógico específico-ocupacional I, serviço pedagógico específico ocupacional II serviço pedagógico específico II, qualificação para o trabalho e oficina protegida terapêutica.
BE) Na APAE são desenvolvidos Projetos Pedagógicos? Como você os avalia?
EC) Existem projetos em todas ás áreas,ou seja do clínico ao pedagógico, que são desenvolvidos ao longo do ano com a participação de todos o que contribui muito para um resultado positivo.
BE) O que você considera importante na APAE?
EC) O desenvolvimento de trabalhos em conjunto entre os profissionais ligados à área de saúde e educação que auxiliam diretamente na qualidade de vida, prevenção de doenças e manutenção da saúde dos atendidos. Considero de extrema importância a interação da equipe, garantindo assim que todos os aspectos relacionados ao bem estar dos alunos sejam trabalhados de maneira positiva.
BE) Quais suas metas para sua Gestão?
EC) A priori elenquei duas metas: Buscar estratégias para atrair a comunidade e aumentar a participação dos pais na escola, considerando que este ano estou conhecendo, a sistematização do trabalho tanto pedagógico quanto administrativo da APAE que é totalmente diferente das escolas municipais. Sistematizando o trabalho terei condições de estabelecer com clareza para o próximo ano algumas ações que deverão ser analisadas com a participação de todos na escola para garantir uma educação de qualidade.
BE) Em sua opinião é difícil ser Gestor? Por quê?
EC) Ser Gestor não é uma tarefa fácil porque implica em vários desafios como: Gerir pessoas, incentivar a coletividade, lidar com adversidades. Em outro momento é preciso ser articulador dos segmentos internos e externos. Penso que a gestão escolar constitui uma dimensão e um enfoque de atuação em educação, que objetiva promover a organização, mobilização e articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir o avanço dos processos sócio educacionais.
BE) O que você pensa sobre o trabalho desenvolvido na APAE?
EC) De grande importância para o desenvolvimento dos educandos, levando em consideração as necessidades e limitações que cada um possui. O trabalho visa a promoção da autonomia, inclusão social e melhoria de qualidade de vida das pessoas com deficiência, em consonância com a legislação que rege a política de atendimento a pessoa com deficiência. Um trabalho sustentado de carinho e no amor ao próximo, um ambiente onde pessoas com necessidades especiais encontram outras, transformando este convívio diário em momentos de interação, aprendizado e alegria.
"Se tratamos as pessoas como elas devem ser, nós as ajudamos a se tornarem o que elas são capazes de ser." (Johann von Goethe)
 




 
 
 

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