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segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Perfil da Gestora da Escola João Monteiro Cabral

Lucymar Rodriguez de Faria é formada em Pedagogia com

 
habilitação em Administração e Orientação Escolar pela Faculdade Estadual de Paranaguá/PR e Pós Graduada e, Gestão Escolar pelo Instituto de Pós Graduação IPGEX. Em 2007, prestou concurso como administradora escolar assumindo então a Unidade Escolar João Monteiro Cabral. No ano de 2013, recebeu convite para assumir a direção da Escola. Lucymar encerra dizendo que "para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e na desgraça a qualidade." (Confúcio)

 
BE) Quantos alunos há em sua Escola?
LRF) Atualmente nossa Escola possui 220 matriculados entre Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano.
 
BE) Como você vê os Projetos Pedagógicos desenvolvidos em sua Escola?
LRF) Se a escola define-se como fonte de cultura e vida, subsidiando o indivíduo para exercer o papel participativo, consciente e crítico, frete ao processo da transformação social, política, econômica e educacional, para que tenha condições de exercer a cidadania. Os projetos são de extrema relevância, pois visam direcionar esta mudança.
 
BE) Qual a sua opinião a respeito da merenda escolar?
LRF) Os cardápios são preparados por nutricionistas tanto na educação infantil como para séries iniciais de ensino fundamental também por faixa etária, para atender as necessidades nutricionais da clientela atendida. Em nossa escola é servido o café da manhã antes dos alunos começarem a estudar, além da merenda no intervalo também são distribuídas frutas.
 
BE) O que você considera importante no trabalho do Gestor?
LRF) O Gestor é o grande articulador e o primeiro responsável pelo seu sucesso, auxiliado, nessa tarefa, pelos apoios pedagógicos. A função envolve atividades de mobilização, motivação e de coordenação. Dirigir uma escola implica colocar em ação os elementos do processo organizacional (planejamento, organização, avaliação) de forma integrada e articulada.
Assim, o gestor é a figura que deve possuir a liderança, no clima de organização da escola, que pressupõe a liberdade de decidir no processo educativo e não nos gabinetes burocráticos. 
 
BE) O que você acha importante numa Escola?
LRF) Podemos afirmar que nos dias atuais faz-se muito importante a interação família/escola e vice-versa. Através desse trabalho em conjunto, que tem como objetivo o desenvolvimento do bem-estar e da aprendizagem do educando, que se concretizará a formação integral do aluno. Uma escola de qualidade deve ser o objetivo de qualquer gestor comprometido. Portanto, este deve cumprir com os objetivos propostos, refletindo em uma afetividade social, a fim de concretizar e firmar a elaboração e administração do Projeto Pedagógico.
 
BE) Quais suas metas para sua Gestão?
LRF) São divididos em três esferas:
 
Administrativo
  • Promover a participação da Comunidade na definição e implementação de decisões, que envolvam questões do cotidiano escolar;
  • Valorizar o Conselho Escolar como parte integrante nas tomadas de decisões;
  • Continuar valorizando os profissionais da Unidade Escolar.
  • Incentivar a participação, respeitando as pessoas e suas opiniões, no que chamamos de gestão democrática;
  • Desempenhar as atividades administrativas e burocráticas dentro dos prazos estabelecidos pelo sistema;
  • Oferecer ao corpo do corpo docente assistência os materiais necessários para o bom desempenho de suas funções;
  • Manter contato direto com a Secretaria de Educação para assegurar o bom funcionamento da Instituição.
Financeiros
 
  • Respeitar e cumprir a legislação vigente à utilização de cada recurso financeiro recebido;
  • Assegurar a transparência na execução e na prestação de contas relativas aos recursos financeiros;
  • Definir junto à comunidade escolar e seus representantes legais, as prioridades quanto à utilização das verbas recebidas pela escola;
  • Informar a comunidade escolar todas as melhorias feitas em benefício da Escola.
Pedagógicos
 
  • Assegurar a formação integral como desenvolvimento da pessoa, para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho;
  • Ampliar o atendimento integral;
  • Melhorar a qualidade de ensino motivando e garantindo a permanência do aluno na escola evitando a repetência e a evasão escolar.
  • Integrar a sala de recursos AEE a todas as ações da escola;
  • Proporcionar atividade que promovam a boa convivência de toda a escola visando à valorização da cultura da paz.
BE) Na sua opinião é difícil ser Gestora? Por quê?
LRF) Muitas perguntas e grandes desafios logo se colocam para o dirigente escolar: como articular e mobilizar tanta diferença em torno de um projeto comum? Como fazer para, a partir das diferenças, construir um projeto coletivo que retenha a "identidade" da escola? Como construir "sentidos" compartilhados por todos, de modo que se possa alcançar uma unidade em termos de ação? A superação dos obstáculos que dificultam, mas ao mesmo tempo são elementos que constituem o próprio processo de gestão democrática na escola, implica a compreensão do trabalho do gestor escolar com a práxis.
 
 

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