Páginas

Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Volta às aulas na segunda-feira (30)

A Secretaria de Educação comunica que as Escolas da Rede voltarão a funcionar normalmente na segunda-feira (30). O Prefeito Municipal Sérgio Ferreira de Aguiar fará pronunciamento na Rádio Comunitária 87.9  às 11h. Informamos também que a Secretaria funcionará normalmente hoje e amanhã (26) e (27).   

Ônibus Universitário

A Secretaria de Educação comunica que os ônibus universitários funcionarão normalmente hoje e amanhã (26) e (27).

Aulas suspensas temporariamente

A Secretaria de Educação comunica que hoje (26) NÃO haverá aula na rede municipal. Ás 16h será feito novo comunicado informando sobre sexta-feira (27).

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

VI Fórum Extraordinário da UNDIME/SC

Aconteceu na quarta, quinta e sexta-feira (18), (19) e (20), o VI Fórum Extraordinário da Undime/SC nas dependências do Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês na cidade de Chapecó.
A Secretária Terezinha Fávaro da Silveira participou junto com a Presidente e Secretária do CME Aparecida Grandini José e Sandra Dani Benck.
O objetivo do encontro foi a apresentação através de palestras relacionadas ao Currículo para a Educação Infantil e Ensino Fundamental: Concepção e Desdobramentos, além de discussão de  outros temas de interesse dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina.
A importância da Undime/SC no contexto da educação pública de SC e do Brasil é notória e significativa, e a sua força vem da união de todos os Dirigentes Municipais de Educação, que desde 1987 lutam por uma educação pública de qualidade no país.
 
(Texto UNDIME/SC com adaptações de Patrícia Braga Pacheco)
 

Cuidado: os bichos estão soltos

O mural da EM João Monteiro Cabral é sobre os animais. A Orientadora Cristiane e Supervisora Rosângela  utilizaram de muita criatividade para deixar o espaço alegre e com uma variedade enorme de bichinhos coloridos. Parabéns!
 











 

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Perfil da Gestora da APAE

Elenice Cordeiro é formada em Educação Física pela PUC/PR e pós
graduada em dois cursos: Psicopedagogia Clínica e Instituconal - FACINTER /Pr;  Educação Inclusiva e Esducação Especial  UFPR, além de ser socorrista  credenciada pelo SETEM/Joinville. Ingressou em agosto de 2002 na Prefeitura de Itapoá como professora de educação física, sendo chamada em 2008 para trabalhar como professora de voleibol no projeto 2º tempo assumindo em 2009 a coordenação de um dos núcleos do projeto. Em 2012 foi convidada a assumir a Gestão da Escola Euclides Emídio da Silva, onde pode desenvolver alguns projetos, dentre os quais destaca o Projeto Reciclar é Preciso envolvendo alunos e comunidade juntamente com a Orientadora Escolar Simone Machado, a qual tem muito que agradecer pelo profissionalismo não só no Projeto, mas no dia-a-dia do âmbito escolar. Segundo Elenice, “este 1ºano de Gestão foi sem dúvida um ano de muitas conquistas e aprendizados pessoais e profissionais, que me ajudaram a me tornar uma profissional mais segura, sempre tentando buscar novas práticas e novos conhecimentos”.
Atualmente como Gestora da APAE procura desenvolver um trabalho visando o bem estar do aluno, fomentando atitudes que levem a pessoa com deficiência a conquistar o seu espaço individual, expressar os seus desejos e desenvolver a sua autonomia.
BE) Quantos alunos há na APAE atualmente?
EC) 41 alunos que apresentam ADNPM (Atraso no desenvolvimento Neuropsicomotor, TID (Transtorno Invasivo do Desenvolvimento Autismo), DMM (Deficiência Mental moderada) e DM (Deficiência Múltipla) divididos em 6 turmas: estimulação essencial, serviço pedagógico específico-ocupacional I, serviço pedagógico específico ocupacional II serviço pedagógico específico II, qualificação para o trabalho e oficina protegida terapêutica.
BE) Na APAE são desenvolvidos Projetos Pedagógicos? Como você os avalia?
EC) Existem projetos em todas ás áreas,ou seja do clínico ao pedagógico, que são desenvolvidos ao longo do ano com a participação de todos o que contribui muito para um resultado positivo.
BE) O que você considera importante na APAE?
EC) O desenvolvimento de trabalhos em conjunto entre os profissionais ligados à área de saúde e educação que auxiliam diretamente na qualidade de vida, prevenção de doenças e manutenção da saúde dos atendidos. Considero de extrema importância a interação da equipe, garantindo assim que todos os aspectos relacionados ao bem estar dos alunos sejam trabalhados de maneira positiva.
BE) Quais suas metas para sua Gestão?
EC) A priori elenquei duas metas: Buscar estratégias para atrair a comunidade e aumentar a participação dos pais na escola, considerando que este ano estou conhecendo, a sistematização do trabalho tanto pedagógico quanto administrativo da APAE que é totalmente diferente das escolas municipais. Sistematizando o trabalho terei condições de estabelecer com clareza para o próximo ano algumas ações que deverão ser analisadas com a participação de todos na escola para garantir uma educação de qualidade.
BE) Em sua opinião é difícil ser Gestor? Por quê?
EC) Ser Gestor não é uma tarefa fácil porque implica em vários desafios como: Gerir pessoas, incentivar a coletividade, lidar com adversidades. Em outro momento é preciso ser articulador dos segmentos internos e externos. Penso que a gestão escolar constitui uma dimensão e um enfoque de atuação em educação, que objetiva promover a organização, mobilização e articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir o avanço dos processos sócio educacionais.
BE) O que você pensa sobre o trabalho desenvolvido na APAE?
EC) De grande importância para o desenvolvimento dos educandos, levando em consideração as necessidades e limitações que cada um possui. O trabalho visa a promoção da autonomia, inclusão social e melhoria de qualidade de vida das pessoas com deficiência, em consonância com a legislação que rege a política de atendimento a pessoa com deficiência. Um trabalho sustentado de carinho e no amor ao próximo, um ambiente onde pessoas com necessidades especiais encontram outras, transformando este convívio diário em momentos de interação, aprendizado e alegria.
"Se tratamos as pessoas como elas devem ser, nós as ajudamos a se tornarem o que elas são capazes de ser." (Johann von Goethe)
 




 
 
 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Fanfarra Itapoá SC - Projeto Ampliação da Jornada Escolar


Mural da Pré Escola Palhacinho Feliz

Cidadania é somente uma questão de Atitude! Esta frase deu início ao mural da Pré Escola Palhacinho Feliz.
Ficou realmente lindo, elaborado com muitas fotos e desenhos. Na verdade, tudo começou com a ideia de uma 
ação de cidadania envolvendo as crianças. A equipe da Pré Escola entrou em contado com dona Ivone, que gentilmente os recebeu no Lar dos Idosos. Segundo a gestora Patrícia, foi uma tarde maravilhosa e divertida com direito a histórias, brincadeiras além de um lanche delicioso.
O grupo se emocionou com algumas histórias entre elas do senhor Vado que contou que na sua infância o seu único brinquedo foi a enxada; o senhor Geraldo mostrou a foto de sua namorada Vera Fischer, no caso sua amiga de infância.
Na volta do passeio, as crianças registraram tudo em forma de desenho que agora estão expostos no mural.
Parabéns, aguardamos o próximo.
 






 
 
 
 
 

terça-feira, 17 de setembro de 2013

O trabalho de Gilmar Santin na Biblioteca da Escola Claiton Almir Hermes

Gilmar Santin nasceu em Santa Helena/Pr. Formou-se em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG e Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Catarina-UDESC. Possui Pós-graduação em Psicopedagogia pelo Instituto de Educação da América Latina.
Iniciou sua vida profissional no Jornal “Gazeta do Paraná” em Cascavel/Pr assumindo posteriormente a sucursal da editoria de Medianeira-Pr. Neste período desenvolveu o informativo da Prefeitura Municipal de Santa Helena, sendo convidado a trabalhar na escola Humberto de Alencar Castelo Branco como professor de Artes, momento este em que descobriu que deveria abandonar o jornalismo, não a comunicação e se dedicar à educação.
Em 1998 visitando a família em Itapoá, decidiu ficar, iniciando um trabalho como professor de Artes na Escola João Monteiro Cabral no bairro Pontal do Norte. Trabalhou alguns anos e venceu junto com os maravilhosos alunos e apoio da comunidade, o concurso Arte Cidadã, etapa regional, com o projeto de Artes “Pequenos Grandes Dançarinos” o qual enfocava especificamente o “fandango” dança folclórica existente da região e que até hoje é apresentada pelos descendentes de açorianos da comunidade. Nesta época lecionava para alunos da educação infantil, ensino fundamental na referida escola e ensino médio (supletivo), na Escola Básica atual Frei Valentin. Foi coordenador de Artes e também atuou como professor de Artes com as turmas do EJA, logo no seu início.
Em 2005 após passar no concurso público como alfabetizador, retornou à Escola João Monteiro Cabral com uma turma de 1º aninho. Posteriormente trabalhou na Escola Ayrton Senna e hoje é lotado na Escola Claiton Almir Hermes, onde tem certeza que encontrou seu lugar e sua equipe. Gilmar acredita que o trabalho de cada professor é individual porque suas turmas possuem características peculiares, porém, quando todos demonstram interesse e acreditam no seu trabalho fora da sala de aula e no seu grande grupo, sua força também se eleva e os maiores beneficiados acabam sendo os alunos, a razão da existência de uma escola. Logo o apoio coletivo dentro da instituição é fundamental. Atualmente trabalha na biblioteca da Escola, espaço este em que considera como o núcleo central do sistema escolar, o qual organiza e fornece a informação nos mais variados suportes para que possa atrair alunos, professores, pais, enfim toda a comunidade à qual a escola possui vínculo. O professor Gilmar concorda com VAN DER LANN e FERREIRA (1991) quando diz: “a biblioteca escolar teria três funções básicas, social cultural e educativa. A função social estaria relacionada à integração com a comunidade pela participação no processo de alfabetização e a promoção do hábito de leitura; a função cultural estaria relacionada tanto com a biblioteca assumindo o papel de depositária e preservadora de hábitos quanto através da transmissão de experiências e a função educativa estaria em selecionar e produzir materiais educativos”.
Gilmar pensa que a biblioteca constitui um instrumento essencial do desenvolvimento do currículo escolar e as suas atividades devem estar integradas nas restantes atividades da escola e por este motivo que as suas atividades enquanto profissional da educação atuando na biblioteca vão além da simples e pura troca de livros com os alunos de 3º 4º e 5º anos, a qual ocorre semanalmente. Ele também desenvolve contação de histórias aos alunos da educação infantil, 1º e 2º anos e o reforço escolar com alguns alunos que possuem extrema dificuldade no período contrário, além auxiliar na atualização do blog sempre que necessário. Ele encerra dizendo que “não podemos esquecer que uma biblioteca também deve visar o desenvolvimento integral do aluno, contribuindo para a criação e desenvolvimento de hábitos de leitura e para a aquisição da competência de leitura”.

“Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino”. (Paulo Freire.)
 



 
 

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Perfil da Gestora da Creche Mundo Encantado


A gestora Marizélia Franz Perrony conheceu Itapoá em 1994. Neste mesmo ano começou a fazer o curso de Magistério com habilitação para os anos iniciais na Escola Nereu Ramos,  também trabalhou na secretaria da Escola como bolsista. Em meados de  1995 voltou para Curitibanos sua cidade natal, retornado seus estudos no Colégio Santa Teresinha  onde fez desde a 1ª á 8ª série,  formando-se no curso de magistério em 1997. Voltando para Itapoá trabalhou no ano de 1998 como ACT na Escola Básica Itapoá, hoje escola Municipal Frei Valentim, prestando concurso neste mesmo ano.  Começou em 1999 como funcionária efetiva na educação, lecionando na Pré Escola Gente Feliz no Pré I e II. Segundo ela "este foi um maravilhoso e gratificante ano de trabalho, seja pela unicidade da equipe, dos alunos, dos pais, da comunidade." De 2000 a 2002 voltou a lecionar na Escola Frei Valentim, sendo que somente em 2000 deu aulas de arte do Pré I até 8ª série, nos anos seguintes trabalhou com 3ª e 4ª série. Em 2003 começou a lecionar na Escola Municipal Ayrton Senna, onde permaneceu por nove anos, neste período iniciou sua graduação em Guaratuba/PR com o curso Normal Superior e término em 2004, é Pós Graduada “Lato Sensu” em Educação Especial e Práticas Inclusivas pela faculdade IBES de Blumenau em 2007. Final do ano passado recebeu o convite de estar à frente da Creche Municipal Mundo Encantado como gestora. Segundo ela "a aflição tomou conta por algum tempo diante do convite, mas quando se trata de educação e de ver a possibilidade de contribuir ainda mais nesse processo de conhecimento as barreiras logo se dissolvem." Sabe que ainda tem muito que aprender quando se fala de educação pelo fato, do envolvimento com o outro e isso implica, comprometimento, aceitação, tolerância, respeito. Parafraseando Paulo Freire “educar nada mais é do que um ato de amor e respeito pelo ser que está em desenvolvimento diante de nós”. Têm dois lindos filhos a Aline e João Victor, da primeira filha já tem dois maravilhosos netos a Maria Eduarda e Matheus José, que iluminam seus dias, diz que faltam palavras para explicar esse amor de avó.
BE – Quantas crianças há em sua Creche?
MFP – No momento estamos atendendo 86 crianças distribuídas em maternal I – 20 crianças, maternal –II 25 crianças, maternal III – 41. Maternal I e II em tempo integral.
BE – Como você vê os Projetos Pedagógicos desenvolvidos em sua Creche?
MFP- Quando falamos em organização, espaço e tempo, junto também está a reflexão daquilo que é possível ser antecipado. Neste sentido os projetos colaboram pela exigência do planejar e do estudo para que a sua aplicabilidade tenha sua real eficácia.
BE – Qual sua opinião a respeito da merenda escolar?
MFP - Conhecendo determinadas realidades em nosso país vejo que somos privilegiados quando se fala da merenda escolar. Mas isso não implica de estarmos reavaliando o cardápio hoje oferecido para os nossos pequenos. Penso que poderemos estar oferecendo outros alimentos além da sopinha bem como, introduzir a salada nas suas refeições diárias.
BE – O que você acha importante no trabalho do gestor?
MFP -  O ponto mais importante em estar  gestor é saber ter olhos de águia, para assim saber delegar funções. Enquanto figura gestora temos que passar a importância do papel de cada um dentro de suas funções, partindo do comprometimento com a escola, com os alunos, pais e comunidade. Este comprometimento está diretamente ligado ao bem estar de todos, seja no pedagógico, na estética da creche, no cuidado com o que é público, na limpeza deste espaço.
BE –O que você considera importante em uma Creche?
MFP – Muitos aspectos devem ser levados em consideração quando prestamos um serviço e que esse seja de qualidade dentro do processo educacional, mas com total convicção sei que nada vai ser significativo se não existir amor naquilo que se faz.  Conforme Paulo freire em suas lindas palavras coloca que “o que importa, na formação docente, não é a repetição mecânica dos gestos, este ou aquele, mas a compreensão do valor dos sentimentos, das emoções, do desejo, da insegurança a ser superada pela segurança, do medo que, ao ser educado, vai gerando a coragem.... nenhuma formação verdadeira acontece sem o reconhecimento do valor das emoções, da sensibilidade, da afetividade, da intuição ou adivinhação”. A importância de constantemente avaliar, reavaliar todo o processo que envolve nosso fazer pedagógico vai com certeza fazer a diferença no espaço que estamos inseridos.
BE – Quais suas metas para sua gestão para este ano de 2013?
MFP – Muitas são elas – metas – mas o importante é pautar o que é de curto, médio e longo prazo.
·         Hoje está latente a questão de que a reunião pedagógica realizada deva contemplar a formação do docente e que não seja apenas informativa.
·         A preocupação de se ter uma boa avaliação descritiva da criança. ( já contamos com bons resultados)
·         O acompanhamento direto com as professoras durante os projetos desenvolvidos. (permanente)
·         O agendamento semanal com as professoras junto com a supervisora para e planejamento de cada dia da semana.
·         A busca de mais recursos para a Creche para melhorar nosso atendimento.
·         A colocação de cortinas retráteis para que as crianças possam se alimentar protegidas do vento, da chuva e do sol. ( já instaladas)
·         A colocação de cortinas nas janelas da sala de aula. ( já colocadas)
·         Tela nas janelas, evitando a entrada de insetos. (ainda não realizada)
·         Pintura do muro ( ainda não realizada)
·         Construção e organização dos espaços pedagógicos e de lazer fora da sala de aula
Muitas das realizações contamos com a ajuda da secretaria da educação e dos pais, nosso agradecimento.
BE – Em sua opinião, é difícil ser gestor? Por quê
MFP – Com certeza é um grande desafio, pois lidamos com pessoas, onde cada uma é única, com filosofias diferentes. Nesse processo enquanto articulador é importante focar nos objetivos que se pretende atingir a partir da necessidade de cada um. Realizar uma agenda é de suma importância para que o trabalho tenha êxito. No final do dia pontuar tudo aquilo que se concretizou e porque outra não, daí a importância de se refletir sobre seu dia de trabalho.
Nem sempre é fácil quando tantos precisam de você, e muito mais quando desempenhamos outras funções dentro da Instituição. Os conflitos de ideias sempre existirão, porque estar envolvido com educação é isso, um eterno construir, reconstruir, mas é esse processo que nos leva a um aprendizado maior enquanto seres humanos. Segundo Roberto Cremma “ não nascemos humanos, nos tornamos humanos através de nossos atos...” 
BE – O que você pensa Sobre a Educação da sua Creche?
MFP – Na Creche Municipal Mundo Encantado a união das professoras se intensifica a cada dia, o desprovimento de ajudar o outro é mútuo. A responsabilidade na formação das crianças é algo que avança a todo instante. Sabemos que o caminho a ser trilhado é longo, constante, pois muito temos a aprender. Mas o envolvimento e comprometimento das professoras nas ações que envolvem a Creche faz o diferencial no processo ensino aprendizagem.





Atividade: Animações

 
As animações foram realizadas na formação de Artes, pelas Professoras que atuam na Educação Infantil. A atividade consistiu em criar animações stop motion: uma sequencia fotográfica que, animada com o programa Live Movie Maker, cria a ilusão ótica de movimento a objetos e coisas inanimadas. A criação fez uso de objetos, plano infinito, massa de modelar, máquina fotográfica e tripé.
Para elaboração das animações não faltou criatividade na história, cenário, personagens e no processo de movimento. Parabéns a todas!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
 
 
 
 
 
 

domingo, 8 de setembro de 2013

Comemorações pelos três anos de fundação da Academia de Letras do Brasil

Acontecerá na segunda-feira (9) nas dependências da Câmara de Vereadores a partir das 19h, a entrega de medalhas em comemoração pelos três anos de fundação da Academia de Letras do Brasil para SC. A matéria poderá ser lida na íntegra através do link.
 

Comemoração ao dia 07 de setembro

Este ano as Escolas, Prés e Creches fizeram a homenagem ao dia 07 de setembro internamente. Cada um ficou responsável pelas apresentações, que por sinal foram realmente lindas.