Páginas

Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Perfil da Gestora da Escola Euclides Emidio da Silva

Maria de Fátima Costa iniciou sua carreira na cidade de  Garuva. Em seguida atuou na  Vila da Glória, de onde veio. Trabalha na rede municipal de Itapoá desde 1.991, quando ingressou através de concurso público. Já passou momentos difíceis para se locomover e hospedar  da Vila da Glória até a antiga escola Básica de Itapoá, uma vez que naquela época a situação era outra e não tinha facilidades como hoje. Mesmo assim, nunca desanimou, ao contrário, continuou investindo em sua carreira, que foi do magistério à pós-graduação em Educação Infantil.
No período de 2.006 a 2.008, assumiu a gestão da escola Euclides Emídio da Silva, na época, a primeira experiência como gestora. Maria de Fátima encerra dizendo que: “Agora estou novamente a frente da gestão escolar e nessa ocasião, muito mais tranquila pela experiência adquirida anteriormente,  pois a rotina faz com que nos deparemos com diferentes situações e tenho certeza que são experiências que enriquecem ainda mais a minha carreira e dos meus colegas de trabalho” e acrescenta  trabalho com a razão e a sensibilidade para perceber as necessidades educacionais junto com o grupo, somos educadores na nossa vocação e temos a função de buscar alternativas, visando acima de tudo, o desenvolvimento integral do aluno”.
 
BE) Quantos alunos há em sua Escola?
MF) Atualmente temos 381 alunos matriculados e frequentando. Entretanto este número deve aumentar, visto que há uma procura expressiva por vagas nesta Unidade Escolar

BE) Como você vê os Projetos Pedagógicos desenvolvidos em sua Escola?
MF) Os projetos dinamizam a rotina escolar e através deles podemos colher resultados excelentes e atingir muitas metas propostas. Eles vêm acrescentar à nossa prática pedagógica e dão visibilidade às diversas habilidades que os alunos possuem, procurando assim, avaliá-los de maneira integral.

BE) Qual a sua opinião a respeito da merenda escolar?
MF) A merenda escolar melhorou muito nos últimos anos,  os alunos podem usufruir de uma alimentação de boa qualidade, ingerindo frutas diariamente junto às refeições. Além disso, contamos ainda com a técnica de nutricionistas que juntas, são responsáveis pela merenda no Centro de Alimentação e a distribuição da mesma, sempre cumprindo o horário programado e garantindo que cheguem em ótimo estado nas unidades escolares da rede municipal de ensino.

BE) O que você considera importante no trabalho do Gestor?
MF)  A figura do gestor deve refletir o trabalho e comprometimento de sua equipe com os desafios enfrentados diariamente nas escolas brasileiras, estando sempre em sintonia na resolução de problemas e tendo de maneira muito clara as metas a serem atingidas. O gestor ainda deve ultrapassar os muros escolares, e fazer com que a comunidade seja atuante e participativa nas questões que merecem respeito e comprometimento bilaterais. É o gestor quem garante o bom funcionamento da escola, através da sensibilidade no “fazer” pedagógico, além de ser o responsável legal, judicial e pedagógico da unidade escolar.

BE) O que você considera importante numa Escola?
MF) O comprometimento e o respeito entre a equipe pedagógica, professores, comunidade escolar e a aprendizagem dos alunos, para que a formação básica que os alunos receberam, seja o alicerce que os acompanhará para sempre, abrindo oportunidades importantes em suas vidas.
 
BE) Quais as metas para sua Gestão?
MF) Contribuir para uma efetiva educação de qualidade para todos, respeitando as diferentes formas de aprender, dentro do tempo de cada um, e respaldar a equipe para que faça um bom trabalho, amparando assim os profissionais que enfrentam desafios diariamente para encontrarem as soluções de maneira tranquila e assim, trabalhar num espírito mais cooperativo, alegre para atingir satisfatoriamente os resultados desejados.

BE) Na sua opinião é difícil ser Gestora?
MF) Não é difícil quando todo o grupo está engajado em prol de uma educação de qualidade,  e sempre atualizado na sua formação profissional e nesse sentido, sinto-me privilegiada por trabalhar com um grupo de profissionais competentes e comprometidos com a educação de nossos alunos. Acho que nossa escola é muito dinâmica e trabalha o aluno de maneira integral, propõe projetos que melhoram o desempenho escolar e está sempre trazendo a comunidade nas feiras, palestras, entre tantos outros eventos que nela acontecem.



 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário