José Antônio Soares é formado em Pedagogia com habilitação em Supervisão escolar na UNIVALE e pós-graduado em psicopedagogia pelo Instituto de Pós-graduação da América Latina. Em meados de 2003 quando chegou ao município, lecionou a disciplina de geografia nas Escolas Ayrton Senna e Monteiro Lobato. Prestou concurso na área de Supervisão Escolar, assumindo em 2004 para trabalhar na Escola João Monteiro Cabral, no Pontal. Em 2007 atuou como também como supervisor na Escola Euclides Emídio da Silva na Barra do Sai. No ano de 2008 recebeu o convite para assumir a direção da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e no início de 2009 a direção da Escola Claiton Almir Hermes, no bairro São José, na qual atua como gestor até a presente momento. José Antônio pensa que "todo esse período de dedicação e compromisso com a Educação faz com que meu trabalho seja cada vez mais satisfatório".
BE) Quantos alunos matriculados há em sua Escola?
JA) Atualmente a escola Claiton Almir Hermes possui 391 alunos matriculados e frequentando, entre Educação Infantil e Séries iniciais. Lembrando que esta instituição de ensino atende somente até o 5º ano do ensino fundamental.
BE) Como você vê os Projetos Pedagógicos desenvolvidos em sua Escola?
JA) Os projetos pedagógicos, se tornaram a espinha dorsal do processo de ensino e aprendizagem, dentro do nosso município, visto que nortearam os professores, a partir de diagnósticos, verificando assim o quão os alunos estão desenvolvidos cognitivamente, assim como suas especificidades, para então poder desenvolver um trabalho diferenciado caso seja necessário.
BE) Qual sua opinião a respeito da merenda Escolar?
JA) Esta pergunta foi bastante interessante, pois dentro de uma visão econômica eu tenho uma opinião, visto que é do conhecimento de todos que o governo Federal repassa R$ 0,30 centavos por educando para que a merenda seja elaborada. No entanto dentro de uma visão focada na qualidade da mesma, que no momento é o que importa, resolvi perguntar aos maiores interessados, nesta questão, os nossos educandos e o que constatei segundo respostas dos próprios consumidores, os quais, mais de 90% responderam que é uma delícia e isto se confirma com o baixo desperdício da merenda encontrada em nossa escola. É claro que por trás da elaboração da merenda, está uma excelente estrutura, com profissionais dedicados, que ao longo do tempo só tem melhorado e que merece meus elogios.
BE) O que você acha importante no trabalho do Gestor?
JA) A importância no trabalho do gestor está unidade da equipe, onde quem deve dar o exemplo primeiro é o próprio gestor, demonstrando sua liderança sem desrespeitar ninguém e motivando todos com seu entusiasmo.
BE) O que você considera importante em uma Escola?
JA) Uma escola tem que ser feliz, alunos alegres, professores realizados com o que fazem, pais comprometidos com á vida escolar de seus filhos e uma equipe pedagógica em sintonia com a dinâmica do conhecimento, em busca de uma educação de qualidade. Mas acima de tudo, uma escola tem que ser uniforme, o ambiente tem que ser amigável e deve existir apenas dois grupos, docente e discente.
BE) Quais suas metas para sua Gestão para este ano de 2013?
JA) Uma das metas para 2013 é que todos os alunos do 2º ano atinjam o nível alfabético até o final do ano letivo, elevar o índice de aprovação de 83,03% para 85,5% no mínimo, além de buscar constantemente um local que favoreça o ensino e aprendizado de qualidade.
BE) Em sua opinião, é difícil ser Gestor? Por quê?
JA) Não vejo como dificuldade, mas sim como um grande desafio, pois temos à responsabilidade de gerir uma instituição com tantas pessoas, como: professores, funcionários, alunos, pais, enfim, uma comunidade inteira, com seres humanos únicos, cada um com seu comportamento, suas individualidades, sejam eles envolvidos direta ou indiretamente com a escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário