Páginas

Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de outubro de 2013

O trabalho de Janete Lukasewicz de Souza na Escola Monteiro Lobato

Janete Lukasewicz de Souza nasceu em Cascavel - Pr. Passou
sua infância em Três Barras, onde conclui o ensino Fundamental na Escola Carlos Gomes e o ensino médio Magistério no Colégio Princesa Izabel onde formou-se em 1998. Sua família permanece na cidade e segundo ela seu sonho de se tornar professora, surgiu logo após sua formatura quando recebeu convite para fazer concurso em nosso município. Sua vida profissional iniciou em março de 1999 no antigo Grupo Escolar Samambaial quando trabalhou com 1º e 3º anos. Mais tarde o Grupo passou a ser chamado Escola Municipal Monteiro Lobato e seu trabalho foi de Alfabetização. Acompanhou todo o processo de construção, transformação da Escola, comunidade e crescimento da cidade. Aqui constituiu sua família e tem duas filhas lindas.
Janete acredita que cada profissional, deveria trabalhar em sala de forma a contemplar  cada um de seus alunos, respeitando cada diferença e buscando sempre atividades diferenciadas, para que todos tenham oportunidade de se tornar  críticos e capazes de interpretar o que leem. Atualmente trabalha na biblioteca da Escola, tem certeza de que o contexto escolar pode levar os alunos a vivenciar situações imaginárias e despertar o prazer pela leitura, buscando a partir dela construir cidadãos mais críticos  que possam ler, ouvir e vivenciar situações  do mundo imaginário, comparando com a vida real e adquirindo novos conhecimentos. Segundo ela, o objetivo fundamental da escola é desenvolver a leitura para que o aluno se saia bem em todas as disciplinas, pois se ele for um bom leitor, a Escola cumpre em grande parte a sua tarefa. A leitura deve ser a extensão da Escola na vida das pessoas, para que elas sejam capazes de entender a sociedade em que vivem e transformá-la num mundo melhor. Ensinar a aprender a ler e escrever é tarefa complexa, mas essencial e gratificante, considerando o envolvimento de professores e alunos para que ocorra a aquisição da aprendizagem e o hábito da leitura. Para entender o sentido de um texto, o aluno deve utilizar diversas dinâmicas de leituras durante a sua trajetória escolar, conhecendo gêneros textuais com intuito de perceber a objetividade de um contexto instituído pelo autor do texto e saber decodifica-lo. O educando deve ter liberdade nas principais condições para a produção e promoção da leitura na escola, no sentido de buscar transformação na hora da leitura, vivenciando a experiência da criação do texto, para em seguida estruturar o seu próprio texto. As atividades propostas por manuais escolares (como palavras cruzadas, identificação com personagem, dramatização) são periféricas ao ato da leitura, contrárias ao contato solitário e profundo que o texto literário pede. Venho desenvolvendo um trabalho que vai mais além do que apenas trocar livros de leitura para séries. Atendo as turmas de 6º ao 9º ano com troca de livros semanais. Com alunos de 1º ao 5º ano, realizo atividades de leitura, interpretação do que se lê através de desenhos e escrita, uso de fantoches com as turmas para recontar as histórias de forma prazerosa. Nas atividades de recontar histórias também usamos a massa de modelar, construindo as formas e cenários das mesmas. Outro objetivo é desenvolver nas crianças o comportamento leitor e a oralidade, para que os alunos percam o medo de ler publicamente. Realizo reforço escolar com alguns alunos de 3º ano para ajudar a melhorar dificuldades apresentadas no processo de alfabetização. Busco sempre auxiliar a equipe gestora, quando necessário nas situações diárias de uma escola. Janete encerra com um pensamento de Jean Piaget: "A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."   
 


 

Um comentário: