Janete
Lukasewicz de Souza nasceu em Cascavel - Pr. Passou
sua infância em Três Barras, onde conclui o ensino Fundamental na Escola Carlos Gomes e o ensino
médio Magistério no Colégio Princesa Izabel onde formou-se em 1998. Sua família permanece na cidade e segundo ela seu sonho de se tornar professora, surgiu logo após sua formatura quando recebeu convite para fazer concurso em nosso município. Sua vida profissional iniciou em março de 1999 no antigo Grupo Escolar Samambaial quando trabalhou com 1º e 3º anos. Mais tarde o Grupo passou a ser chamado Escola Municipal Monteiro Lobato e seu trabalho foi de Alfabetização. Acompanhou todo
o processo de construção, transformação da Escola, comunidade e crescimento da cidade. Aqui constituiu sua família e tem duas
filhas lindas.
Janete acredita que cada
profissional, deveria trabalhar em sala de forma a contemplar cada um de seus alunos, respeitando cada
diferença e buscando sempre atividades diferenciadas, para que todos tenham
oportunidade de se tornar críticos e
capazes de interpretar o que leem. Atualmente
trabalha na biblioteca da Escola, tem certeza de que o contexto escolar pode
levar os alunos a vivenciar situações imaginárias e despertar o prazer pela
leitura, buscando a partir dela construir cidadãos mais críticos que possam ler, ouvir e vivenciar
situações do mundo imaginário, comparando
com a vida real e adquirindo novos conhecimentos. Segundo ela, o objetivo
fundamental da escola é desenvolver a leitura para que o aluno se saia bem em
todas as disciplinas, pois se ele for um bom leitor, a Escola cumpre em grande
parte a sua tarefa. A leitura deve ser a extensão da Escola na vida das
pessoas, para que elas sejam capazes de entender a sociedade em que vivem e
transformá-la num mundo melhor. Ensinar a aprender a ler e escrever é tarefa
complexa, mas essencial e gratificante, considerando o envolvimento de
professores e alunos para que ocorra a aquisição da aprendizagem e o hábito da
leitura. Para entender o
sentido de um texto, o aluno deve utilizar diversas dinâmicas de leituras
durante a sua trajetória escolar, conhecendo gêneros textuais com
intuito de perceber a objetividade de um contexto instituído pelo autor do
texto e saber decodifica-lo. O educando deve
ter liberdade nas principais condições para a produção e promoção da leitura na
escola, no sentido de buscar transformação na hora da leitura, vivenciando a
experiência da criação do texto, para em seguida estruturar o seu próprio
texto. As atividades
propostas por manuais escolares (como palavras cruzadas, identificação com
personagem, dramatização) são periféricas ao ato da leitura, contrárias ao
contato solitário e profundo que o texto literário pede. Venho
desenvolvendo um trabalho que vai mais além do que apenas trocar livros de
leitura para séries. Atendo as turmas de 6º ao 9º ano com troca de livros
semanais. Com alunos de 1º ao 5º ano, realizo atividades de leitura,
interpretação do que se lê através de desenhos e escrita, uso de fantoches com
as turmas para recontar as histórias de forma prazerosa. Nas atividades de
recontar histórias também usamos a massa de modelar, construindo as formas e
cenários das mesmas. Outro objetivo é desenvolver nas crianças o comportamento
leitor e a oralidade, para que os alunos percam o medo de ler publicamente. Realizo reforço
escolar com alguns alunos de 3º ano para ajudar a melhorar dificuldades
apresentadas no processo de alfabetização. Busco sempre auxiliar a equipe
gestora, quando necessário nas situações diárias de uma escola. Janete encerra com um pensamento de Jean Piaget: "A principal meta da educação é
criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir
o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores.
A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de
criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
Tenho muito orgulho de Janete fazer parte da nossa equipe. Sol
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