Páginas

Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Perfil da Gestora da Escola Monteiro Lobato

Solange Maria Rosa iniciou sua carreira aqui mesmo em Itapoá, quando
resolveu mudar-se  em novembro de 1992. Após alguns meses decidiu voltar a estudar, pois não havia campo de trabalho para a sua formação: Técnico em Estatística. Na época, a Escola Nereu Ramos oferecia o curso de magistério. Então retornou aos estudos, ingressando na área da educação. A partir daí descobriu sua real vocação, pois passou à prática do estágio e percebeu que havia encontrado um novo caminho, pelo qual estaria disposta a traçar com dedicação, carinho e muito amor.
Passou por situações difíceis, enfrentou alguns obstáculos, mas mesmo assim, nunca desanimou. Foi sempre muito otimista e perseverante na carreira que havia escolhido, que foi do magistério à pós-graduações em Psicopedagogia e Tecnologia em Educação.
Sua formação é Orientação Educacional, função que exerce com amor e dedicação, pois é apaixonada por esta profissão, tanto quanto pelos alunos.
No período de 2002 a 2004, assumiu a gestão da Escola Euclides Emídio da Silva, sendo esta sua primeira experiência como gestora. De 2004 a 2006 foi gestora da Escola Ayrton Senna e, atualmente está na gestão escolar da Escola Monteiro Lobato, onde atua como Orientadora Educacional desde o ano de 2007.
Ao longo desse período teve muitas conquistas. Entre elas estão as grandes amizades que hoje fazem parte da sua vida pessoal e profissional, com as quais obtém muito aprendizado e muitas alegrias.

BE) Quantos alunos há em sua Escola?
SR) São 370 alunos, sendo 154 anos iniciais e 216 dos anos finais. Este número sofre variações diariamente.
BE) Como você vê os Projetos Pedagógicos desenvolvidos em sua Escola? 
SR) Contamos com parcerias importantes para a realização de projetos (secretaria de educação, comércio local, pais) bem como com o comprometimento e envolvimento dos professoresOs projetos pedagógicos abrangem estudo coletivo e a organização do tempo e das atividades. Através dos projetos, os professores podem fazer reflexões sobre sua proposta de ensino, bem como elaborar atividades que propiciem uma aprendizagem dinâmica aos seus alunos.
BE)  Qual sua opinião a respeito da merenda Escolar?
SR) Acho de extrema importância que nossas crianças recebam uma alimentação de qualidade, inclusive pela oferta de frutas aos nossos alunos. A nutrição tem influência direta no desenvolvimento das crianças e, em nossa rede de ensino, está garantida através de uma refeição de qualidade, principalmente porque todo o trabalho do Centro de Alimentação é acompanhado por nutricionistas.
BE) O que você acha importante no trabalho do Gestor?
SR) O trabalho do gestor é importante porque a sua atuação refletirá em todo o trabalho desenvolvido na escola, seja com os profissionais, com alunos  ou com os pais. O gestor deve ter o comprometimento com sua equipe na realização dos trabalhos, incentivando a parceria na busca de soluções para todas as questões, bem como para a implantação de novos projetos. O gestor deve também fazer com que a comunidade se envolva e participe nas diversas questões buscando garantir qualidade no processo de aprendizagem de seus filhos, nossos alunos.
BE) O que você considera importante em uma Escola?
SR) O comprometimento de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem e o encantamento pela Educação. São muitos os aspectos importantes de uma Unidade Escolar. Cabe aqui citar a questão dos valores a serem cultivados, conservados e respeitados tanto nas relações profissionais quanto entre professores e alunos.
BE) Quais suas metas para sua Gestão?
SR) Realizar uma gestão democrática, onde as parcerias tragam os melhores resultados para a qualidade no processo de ensino e aprendizagem;
  • Trabalhar com a equipe no intuito de elevar os indicadores (IDEB) no Ensino Fundamental;
  • Realizar os trabalhos em colaboração com toda a equipe, visando a alfabetização das crianças na idade certa;
  • Promover uma Educação Básica baseada na igualdade e no sucesso do aluno;
  • Valorizar o trabalho dos profissionais da educação, incentivando-os  na participação de formações e buscando resguardar seus  direitos.
BE) Na sua opinião, é difícil ser Gestor? Por quê?
SR) Dentre todas as funções do gestor está o acompanhamento de toda uma estrutura educacional, e este é um grande desafio. Buscar estratégias para que o processo de ensino e aprendizagem se realize de forma satisfatória, atendendo à individualidade e particularidade de cada um, seja o profissional ou o educando, não é uma tarefa muito fácil de se desenvolver. Porém, quando se tem uma equipe que se une, que colabora e que busca alcançar os mesmos objetivos, os desafios do gestor se tornam mais agradáveis e menos complicados. Posso contar com toda a  equipe em qualquer situação. Nossos professores, funcionários e alunos estão sempre envolvidos e dispostos na realização de projetos ou de quaisquer atividades que desenvolvemos na Escola.
BE) O que você pensa sobre a educação da sua Escola?
SR) Somos uma equipe unida e comprometida com a educação. Buscamos caminhos para se trabalhar de forma prazerosa, procurando alcançar as metas propostas para o desenvolvimento de uma educação de qualidade, visando o pleno desenvolvimento do educando.
 
 


 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário