Páginas

Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Programa de Formação Continuada para Professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Itapoá – SC

Os professores de Educação Física da rede municipal se reúnem mensalmente no centro de formação continuada para profissionais, com a finalidade de estudar em grupo.
O objetivo é ressignificar a formação inicial e também a continuada. Por isso o grupo busca através de pesquisas, leituras em grupo, debates, reflexões e troca de experiências criar um espaço num contexto que favoreça a aprendizagem, permitindo a ampliação do repertório de saberes, reflexão sobre o próprio conhecimento, transformação dos níveis de compreensão, desenvolvimento de flexibilidade das formas de pensar, uso de recursos cada vez mais complexos de análise e ampliação da capacidade de convívio com a diferença e aceitação da diversidade.
No primeiro encontro os professores discutiram a importância da formação continuada, avaliaram a trajetória da educação física escolar relacionando-a com a realidade do município. No segundo encontro refletiram sobre a cultura corporal de movimento e analisaram os conteúdos programáticos na proposta curricular do município.
A proposta a médio e longo prazo é estudar os Parâmetros Curriculares Nacionais para a disciplina de Educação Física fazendo uma relação com a proposta curricular do município, e assim distribuir as expectativas de aprendizagem por ano para a disciplina de Educação Física. Será muito mais fácil para o professor fazer os planejamentos e também para a equipe gestora da escolar fazer os acompanhamentos e dar os suportes necessários.
 
Com essa prática a Secretária Municipal de Educação propicia além de formações concentradas num pequeno período, também um espaço onde os participantes desse grupo formem-se mutuamente. Basta que envolvam tarefas cooperativas que provoque conflitos e favoreça a evolução das representações, dos conhecimentos, dos métodos de cada um, por meio do confronto com outras  maneiras de ver e de agir.
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário